A Origem da Álgebra
Por volta do ano 400 d.C., uma idéia audaciosa de um estudioso de Alexandria começou a mudar toda a história da matemática.
Esse estudioso era Diofante de Alexandria, que viveu de 325 a 409 e seus estudos se basearam no uso de símbolos para facilitar a escrita e os cálculos matemáticos. Os Símbolos criados por Diofante fizeram com que as expressões, até então escritas totalmente com palavras, pudessem ser representadas com abreviações.
Diofante viveu numa época muito tumultuada, presenciando, por exemplo, a queda do Império Romano, e isso, não foi nada bom para a matemática, que teve todo um processo de desenvolvimento interrompido devido ao clima de guerra que se criou e principalmente pela destruição de muitos centros de estudos, fazendo com que a simbologia de Diofante não saísse do estágio inicial.
Só no ano de 650 aproximadamente, com a ascensão do Império Árabe, é que houve uma retomada dos estudos matemáticos.
De 786 a 809 no reinado do Califa Harun al-Raschid (o mesmo das mil e uma noites) os muçulmanos conquistaram vários territórios, fazendo surgir grandes cidades, centros de comércio e de artesanato. Todas essas atividades comerciais, as viagens marítimas e através do deserto, provocaram um grande desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.
Em 809, com a morte de al-Raschid, seu filho al-Mamum assumiu o trono e governou até 833.
al-Mamum criou em Bagdá um centro de ensino e contratou os mais brilhantes sábios muçulmanos da época. Entre eles estava Mohamed Ibn Musa al-Khowarizmi, grande matemático que escreveu um livro chamado al-jabr, que significa restauração e refere-se a mudança de termos de um lado para outro de uma equação. Provavelmente o termo Álgebra se originou do título desse livro.
al-Khowarizmi, deu sua contribuição, mas como muitos matemáticos de diversas épocas, não conseguiu expressar as equações totalmente em símbolos. Isso só aconteceu 700 anos depois, quando França e Espanha estavam em guerra, e para evitar que seus planos fossem descobertos pelos inimigos tanto franceses com espanhóis, usavam códigos em suas mensagens. Mas os espanhóis não se deram bem com essa estratégia, pois, sempre que um mensageiro de suas tropas era capturado, os franceses rapidamente descobriam seus planos militares.
"Os franceses têm um pacto com o diabo" diziam os espanhóis, até o Papa foi chamado para resolver a questão.
O demônio era François Viète um advogado francês, capaz de decifrar os códigos secretos das mensagens espanholas.
Apaixonado por álgebra, François Viète viveu de 1540 até 1603 e passou para a história como o principal responsável pela introdução dos símbolos no mundo da matemática. Por isso, ficou conhecido como o Pai da Álgebra.
Além de Viète, outros matemáticos da mesma época deram suas contribuições para o aperfeiçoamento da álgebra. Entre eles, Robert Record, inglês que criou o símbolo (=) para a expressão (igual a). Esse sinal foi usado foi usado por Thomas Harriot, outro matemático inglês, responsável pela eliminação das poucas palavras que ainda restavam na álgebra de Viète.
A passagem para uma álgebra completamente simbólica foi obra de René Descartes, grande matemático e filósofo francês, que introduziu as seguintes inovações para aperfeiçoar a álgebra de Viète:
1) criou o símbolo (.) para a operação de multiplicação;
2) criou a notação que usamos hoje para os expoentes de uma potenciação:
3) passou a usar as primeiras letras do alfabeto para os coeficentes da incógnita e os termos independentes (se literais) e as últimas letras para representar as incógnitas.
Cálculo
A palavra cálculo vem do latim calculus, que significa pedrinhas ou pequenas pedras.
Acredita-se que à muitos milhares de anos, quando o homem não dominava nenhum sistema de contagem, os pastores para controlar a quantidade de ovelhas de seus rebanhos utilizavam essas pequenas pedras.
Pela manhã, o procedimento era o seguinte: para cada ovelha que saía do cercado guardava-se uma pedra num saquinho. No fim do dia cada pedrinha guardada no saquinho pela manhã era retirada assim que cada ovelha retornava ao aprisco, dessa forma eles podiam saber se todas as ovelhas tinham retornado.
Essa prática desenvolvida pelos pastores para fazer contas utilizando pedras, deu origem a palavra calcular, que é tanto utilizada na matemática e que significa, contar com pedras.
Frações
Todos os anos, no mês de julho, as águas do Rio Nilo inundavam uma vasta região ao longo de suas margens. As águas do Rio Nilo fertilizavam os campos, beneficiando a agricultura do Egito. Cada pedaço de terra às margens desse rio era precioso e tinha que ser muito bem cuidado.
Por volta do ano 3000 a.C. o Faraó Sesóstris repartiu essas terras entre uns poucos agricultores privilegiados.
Só que todos os anos em setembro quando as águas baixavam, funcionários do governo faziam a marcação do terreno de cada agricultor. Esses funcionários eram chamados de agrimensores ou estiradores de corda. Isso se explica pelo fato de que usavam cordas com uma unidade de medida assinalada, essa corda era esticada para que se verificasse quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno. Mas na maioria das vezes acontecia da unidade de medida escolhida não caber um número inteiro de vezes nos lados do terreno.
Para solucionar o problema da medição das terras, os egípcios criaram um novo número, o número fracionário, que era representado representado com o uso de frações.
Os egípcios entendiam a fração somente como uma unidade, portanto, utilizavam apenas frações unitárias (com numerador igual a 1).
A escrita dessas frações era feita colocando um sinal oval sobre o denominador.
No Sistema de Numeração usado pelos egípcios os símbolos se repetiam com muita frequência, tornando os cálculos com números fracionários muito complicados.
Com a criação do Sistema de Numeração Decimal, pelos hindus, o trabalho com as frações tornou-se mais simples, e a sua representação passou a ser expressa pela razão de dois números naturais.Não se esqueçam:
ÁLGEBRA é o ramo da matemática que estuda operações com números e letras(incógnitas), onde as incógnitas são números indefinidos ou desconhecidos.
Referências:
http://matematiques.com.br/conteudo.php?id=603
Oi turma!!!
ResponderExcluirA postagem dessa vez relata um pouco sobre a história da álgebra. Aproveitem o fim de semana pra dar uma estudada no assunto e fiquem de olho!! Semana que vem volto a postar perguntas sobre o texto.
Beijos!!!
Poliana
gostei muito...
ResponderExcluirOi Isabela!
ResponderExcluirQue bom que você gostou!
Como sempre você está "ligada" no nosso blog! Gostei!!!
BJ BJ BJ
Poliana
Fiko muito bom!
ResponderExcluirAdooogo..
kkkkkkk
Oi Eduarda,
ResponderExcluirTambém "adooogo" o nosso blog!! rsrs
É isso aí! Continue "ligada" nele.
BJU§§§§
Poliana
Fico muito legal mesmo...
ResponderExcluirMATEUS BATISTA
Olá Mateus!!
ResponderExcluirLegal é você ter gostado!!
Continue participando do nosso blog.
Abs,
Poliana
Oi Turma!!!
ResponderExcluirMais uma perguntinha... Em que basearam-se os estudos de Diofante de Alexandria? Qual foi sua contribuição para a matemática?
Fico "no aguardo".
Abraços a todos!!
Poliana
Olha que legal uma pergunta!!!!
ResponderExcluirQue pena q eu nao posso responder.
MATEUS BATISTA
Quem baseia os estudos o simbulo para facilitar a escrita.
ResponderExcluirPaola
basearam no uso de símbolos para facilitar a escrita e os cálculos matemáticos.
ResponderExcluirEduarda A
Diofante viveu numa época muito tumultuada, presenciando, por exemplo, a queda do Império Romano, e isso, não foi nada bom para a matemática, que teve todo um processo de desenvolvimento interrompido devido ao clima de guerra que se criou e principalmente pela destruição de muitos centros de estudos, fazendo com que a simbologia de Diofante não saísse do estágio inicial.
ResponderExcluirPor volta do ano 400 d.C., uma idéia audaciosa de um estudioso de Alexandria começou a mudar toda a história da matemática.
ResponderExcluirEsse estudioso era Diofante de Alexandria, que viveu de 325 a 409 e seus estudos se basearam no uso de símbolos para facilitar a escrita e os cálculos matemáticos. Os Símbolos criados por Diofante fizeram com que as expressões, até então escritas totalmente com palavras, pudessem ser representadas com abreviações.
Diofante viveu numa época muito tumultuada, presenciando, por exemplo, a queda do Império Romano, e isso, não foi nada bom para a matemática, que teve todo um processo de desenvolvimento interrompido devido ao clima de guerra que se criou e principalmente pela destruição de muitos centros de estudos, fazendo com que a simbologia de Diofante não saísse do estágio inicial.
Só no ano de 650 aproximadamente, com a ascensão do Império Árabe, é que houve uma retomada dos estudos matemáticos.
A nao dona Poliana quase morri pra chegar aqui em casa e ainda nao consequi ser a primeira...
ResponderExcluirKarine
nu chutei..
ResponderExcluiragora c chutei certo ta bão..
heheeee
Dona Polaina a Paola saiu correndo quando bateu o sino...kkkkkkkkkk
ResponderExcluirse a senhora tivesse visto a senhora ia morre de ri
e pra fica melhor cheguei aqui em casa e cade a chaveee(sorte que tava na visinha)
kkkkkk e Eduarda só vc em,imagina se a chave naum tivesse na casa da sua visinha...kkkkk
ResponderExcluirvcs vão ver eu no segundo bimestre!!!!!!!! PLANTÃO KAIO HENRIQUE BLOG DA POLIANA!!!!!!!!kkkkkk
ResponderExcluirEm uso de símbolo para facilitar a escrita, cálculos matemáticos
ResponderExcluirDona Poliana sai correndo eu quero ganhar meu pontinho hem!
ResponderExcluirEu acho que ta certinho!
Beijos
Paola
matéria novo em... boa
ResponderExcluirOi Paola!!!
ResponderExcluirSua resposta ficou correta sim. Os estudos de Diofante basearam-se no uso de símbolos para facilitar a escrita e também os cálculos matemáticos.Faltou responder a 2ªperguntinha, mas vou lançá-la como nova pergunta.
Portanto eu também acho que você merece ganhar seu pontinho. Parabéns!!
Beijos!!
Poliana
Ai, ai, ai Eduarda Almeida,
ResponderExcluirTUDO CULPA DA CHAVE... eu bem que te avisei que ela iria lhe atrapalhar... Mas na próxima quem sabe... fique de olho.
BEIJU§§§
Poliana
Karine que peninha,
ResponderExcluirNa hora que comentei que quem morasse perto do colégio iria correr para responder, até me esquecí de você... Fique de olho na nova pergunta que vou postar, que na verdade você já respondeu ela, é só dar uma resumidinha.
Valeu pelo esforço!!
Beijos!!
Poliana
Oi Eduarda Gonçalves,
ResponderExcluirEstou gostando de ver!! Já garantiu seu pontinho e agora é só se divertir né? Não deixe de passar sempre por aqui e comentar. Mas falando na Eduardinha, coitada né??!! rsrsrs
Beiju§§§§
Poliana
Kaio, Mizael e Vitor,
ResponderExcluirContinuem participando.
Mizael, fique de olho na próxima pergunta.
Big Beijos!!
Poliana
Turminha,
ResponderExcluirVamos lá! Mais uma perguntinha, complementando a resposta da Paola. Vimos então que os estudos de Diofante basearam-se no uso de símbolos para facilitar a escrita e os cálculos matemáticos. QUAL FOI A CONTRIBUIÇÃO DISSO TUDO PARA A MATEMÁTICA??? Respondam de forma objetiva e clara. O 1º a responder tem um pontinho extra.
Abraços a todos,
Poliana
NOSSA mas uma pergunta!!!!!!!!
ResponderExcluirMAS EU NAO POSSO RESPONDER KKKKKKKKKKKKKKK
MATEUS BATISTA
Diofante viveu numa época muito tumultuada, presenciando, por exemplo, a queda do Império Romano, e isso, não foi nada bom para a matemática, que teve todo um processo de desenvolvimento interrompido devido ao clima de guerra que se criou e principalmente pela destruição de muitos centros de estudos, fazendo com que a simbologia de Diofante não saísse do estágio inicial.
ResponderExcluirEduarda A
A TENTEI AGORA SE EU ERREI TO NEM AI
ResponderExcluir;(
iii acho uqe ta errada
ResponderExcluirEduarda A
Brigada dona Poliana!
ResponderExcluirEu apovorei tanto.
bjs
Paola
Al-Khowarizmi, deu sua contribuição, mas como muitos matemáticos de diversas épocas, não conseguiu expressar as equações totalmente em símbolos. Isso só aconteceu 700 anos depois, quando França e Espanha estavam em guerra, e para evitar que seus planos fossem descobertos pelos inimigos tanto franceses com espanhóis, usavam códigos em suas mensagens.
ResponderExcluirÉ, dona Poliana acho que errei de novo...
ResponderExcluirchutei sem vê....
Mais se tiver errada vou continua tentando...
beijoos
te adooroo...
Karine
Os Símbolos criados por Diofante fizeram com que as expressões, até então escritas totalmente com palavras, pudessem ser representadas com abreviações.
ResponderExcluirNossa, respondii mais acho que ainda ta errado..
ResponderExcluirdesisto deixa na proxima... Se eu estiver com sorte ate lá né... :(
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ Eduarda,
ResponderExcluirInfelizmente sua resposta ficou muito obscura e você acabou não respondendo a pergunta que fiz. Mas gostei muito da sua participação.
Ah! Aproveitando a ocasião: Parabéns a você, nesta data querida... muitas felicidades, muitos anos de vida!! Feliz Aniversário!!!
Big Abraço!!
Poliana
Oi Karine!!
ResponderExcluirNa sua terceira mensagem depois que postei a pergunta, você acertou em cheio. Parabéns pela resposta clara e objetiva. Viu só? De certa forma até que valeu a pena perder os R$2,00. rsrs
Beijos!!
Poliana
Mateus!!
ResponderExcluirE você só "tirando onda" heim??!! rsrs
BJU§§§
Poliana
Oi Paola!!
ResponderExcluirMesmo já tendo conquistado seu pontinho extra desse bimestre, continue participando do nosso blog.
Beijos!!
Poliana
Oi Renan,
ResponderExcluirA Karine já havia respondido a pergunta. Mas de qualquer forma parabéns pela sua pesquisa!! Consultei o site que você indicou e achei muito interessante. Espero que seus colegas também confiram.
:) Beijos
Poliana(:
Vitor,
ResponderExcluirNão sei se você vai passar por aqui esses dias, mas desejo uma boa recuperação para o seu braço. E que logo logo você possa estar de volta aos treinos de handebol que tanto você gosta, e claro nas aulas de matemática também.
Abraços,
Poliana
Olá pessoal,
ResponderExcluirMais uma perguntinha: Outro importante matemático foi Mohamed Ibn Musa al-Khowarizmi, que escreveu o livro chamando al-jabr. AFINAL, A QUE SE REFERE ESSE LIVRO? Fico "no aguardo".
Abraços a todos!!
Poliana
Refere-se a mudança de termos de um lado para outro de uma equação. Provavelmente o termo Álgebra se originou do título desse livro.
ResponderExcluirRenan,
ResponderExcluirAgora sim... Você estava no lugar certo e na hora certa. Parabéns pela resposta!!
Abração!!
Poliana
posta uma aiiiii...........
ResponderExcluirbjbjbjbjbjbjbbjbj...........
Matheus G.
Kaio concordo com vc!na hora que nois já puder responder a sala terá que toma cuidado pois:
ResponderExcluirESTAREMOS DE PLANTÃO NO BLOG!
kkkkkkkk
Parabéns pra vcs q tbm conseguiram ganhar 1 pontinho...Dona Poliana to loka pra responde outra perguntinha...só que agora é só no 2°bimestre...ainda bem q ta cheganu!!kkkkkk
Bjão pra TODOS vcs...
Eduarda G.
Oi Matheus,
ResponderExcluirPode deixar que já vou postar mais uma perguntinha.rsrs
BJ BJ BJ
Poliana
Oi Eduarda G.,
ResponderExcluirÉ verdade, o 2º Bimestre está chegando... Aí todos vocês vão poder voltar a responder. E nessa salve-se quem puder!
Big Beijo!!
Poliana
Oi Turma,
ResponderExcluirVamos lá, outra perguntinha►►►
Vários Matemáticos contribuiram para o aperfeiçoamento da Álgebra. QUAL FOI O RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DO SÍMBOLO(=)PARA A EXPRESSÃO (igual a)? Boa Sorte!!
E um bom final de semana a todos. Está valendo para o primeiro aluno que responder corretamente.
Beijo Grande a todos!!
Poliana
Entre eles, Robert Record, inglês que criou o símbolo (=) para a expressão (igual a).
ResponderExcluirnao tenho certeza
by ze augusto
Aê José Augusto!!!
ResponderExcluir"Detonou"!! Foi direto ao ponto. Parabéns pela resposta corretíssima.
Um abraço!!
Poliana
Oi gente!!
ResponderExcluirMais uma perguntinha: René Descartes contribuiu com a passagem para uma álgebra completamente simbólica. QUAIS FORAM AS INOVAÇÕES INTRODUZIDAS POR RENÉ DESCARTES PARA APERFEIÇOAR A ÁLGEBRA?
Abraços a todos,
Poliana
Nossa mais uma,deixa eu responder dona Poliana!
ResponderExcluirBeijos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIntão Paola mais uma perguntinha...que pena que não podemos responder!Mais tudo bem...2°bimestre ta cheganu...
ResponderExcluirBjo Eduarda G.
Olha para vc ver Dona Poliana os interessados no blog,somos nos que ja respondemos vc tem que dar um puxao de orelha na turma viu!
ResponderExcluirA passagem para uma álgebra completamente simbólica foi obra de René Descartes, grande matemático e filósofo francês, que introduziu as seguintes inovações para aperfeiçoar a álgebra de Viète:
ResponderExcluir1) criou o símbolo (.) para a operação de multiplicação;
2) criou a notação que usamos hoje para os expoentes de uma potenciação:
3) passou a usar as primeiras letras do alfabeto para os coeficentes da incógnita e os termos independentes (se literais) e as últimas letras para representar as incógnitas.]
karolaine
Olá Karolaine!
ResponderExcluirPerfeito!! Parabéns pela resposta!!
Big Beijo!!
Poliana
Olá Eduarda e Paola,
ResponderExcluirQue pena que não puderam responder. Mas o 2º Bimestre já está aí, e eu prometo que libero vocês.
Beijos!!
Poliana
Oi gente!!
ResponderExcluirOutra perguntinha: Segundo o texto, o que significa a palavra CÁLCULO e qual é sua origem? Fico no aguardo.
Abraços a todos,
Poliana
Cálculo
ResponderExcluirA palavra cálculo vem do latim calculus, que significa pedrinhas ou pequenas pedras.
Acredita-se que à muitos milhares de anos, quando o homem não dominava nenhum sistema de contagem, os pastores para controlar a quantidade de ovelhas de seus rebanhos utilizavam essas pequenas pedras.
Pela manhã, o procedimento era o seguinte: para cada ovelha que saía do cercado guardava-se uma pedra num saquinho. No fim do dia cada pedrinha guardada no saquinho pela manhã era retirada assim que cada ovelha retornava ao aprisco, dessa forma eles podiam saber se todas as ovelhas tinham retornado.
Essa prática desenvolvida pelos pastores para fazer contas utilizando pedras, deu origem a palavra calcular, que é tanto utilizada na matemática e que significa, contar com pedras.
Matheus,
ResponderExcluirParabéns pela resposta!! Corretíssimo!!!
Um abraço,
Poliana
Oi garotos e garotas!!
ResponderExcluirEstamos quasee encerrando o bimestre, e quem ainda estiver afim de ganhar um pontinho extra aproveite a oportunidade: mais uma perguntinha:
Para solucionar o problema da medição das terras nas regiões próximas ao Rio Nilo, os egípcios criaram um novo tipo número. Que número é esse? Fico no aguardo.
Abraços a todos,
Poliana
+ uma?????
ResponderExcluirMatheus G.(24:00 de plantão)
Para solucionar o problema da medição das terras, os egípcios criaram um novo número, o número fracionário, que era representado representado com o uso de frações.
ResponderExcluirOs egípcios entendiam a fração somente como uma unidade, portanto, utilizavam apenas frações unitárias (com numerador igual a 1).
A escrita dessas frações era feita colocando um sinal oval sobre o denominador.
No Sistema de Numeração usado pelos egípcios os símbolos se repetiam com muita frequência, tornando os cálculos com números fracionários muito complicados.
Com a criação do Sistema de Numeração Decimal, pelos hindus, o trabalho com as frações tornou-se mais simples, e a sua representação passou a ser expressa pela razão de dois números naturais
Guelherme Godoy.
D.Poliana,o godoy pediu pra eu responde pra ele.
ResponderExcluirNaum sei se vai vale,+ eu fiz oq ele pediu.
bjbjbjbjbjbjbjbj.....
Matheus G(24:00 de plantão)
Ai Matheus,
ResponderExcluirO Godoy até poderia usar o seu e-mail emprestado para postar a resposta, mas não você responder para ele. Vou pedir ajuda aos "universitários", ou melhor, aos blogueiros de plantão... o que vocês acham turma, valeu ou não?
Abraços!!
Poliana
Aaaa num sei naum dona Poliana...a Senhora que sabe!Aaa e eu não irei esquecer do que vc disse:QUE IRÁ DEIXAR NÓS RESPONDERMOS AS PERGUNTINHAS...SÓ QUE NO SEGUNDO BIMESTRE...To esperando!
ResponderExcluirEduarda G.
Para solucionar o problema da medição das terras, os egípcios criaram um novo número, o número fracionário, que era representado representado com o uso de frações.
ResponderExcluirOs egípcios entendiam a fração somente como uma unidade, portanto, utilizavam apenas frações unitárias (com numerador igual a 1).
A escrita dessas frações era feita colocando um sinal oval sobre o denominador.
No Sistema de Numeração usado pelos egípcios os símbolos se repetiam com muita frequência, tornando os cálculos com números fracionários muito complicados.
Com a criação do Sistema de Numeração Decimal, pelos hindus, o trabalho com as frações tornou-se mais simples, e a sua representação passou a ser expressa pela razão de dois números naturais
O dona Poliana eu respondi mais se a senhora aceitar a resposta do Matheus em nome do Guilherme.Ai tento responde a outra perguntinha!!!
ResponderExcluirbjussss
Eduarda Almeida
me ensina a apagar comentários!!!
ResponderExcluirpq pelo amor de deus!!
olha o rolo q viro!!
nei presisava disso né!
aff.....
Oi Matheus,
ResponderExcluirSem problema... você acabou contribuindo e muito com sua resposta, só que não valeu pelo fato de você ter respondido para o Godoy. Ah! e não ensino a apagar o comentário não... vai que a moda pega... eu vou ter que tirar pontinhos, afff rsrsrs
Big beijo!!
Poliana
Olá Eduarda Almeida,
ResponderExcluirSua resposta valeu sim. Parabéns!!!
Abração!!!
Poliana
Oi Eduarda Gonçalves,
ResponderExcluirÚnica "blogueira" que estava de plantão. Obrigada por sua participação.
Big abraço,
Poliana
A Dona Poliana pode deixar que agora tambem vou ficar esperta pq a proxima eu respondo!
ResponderExcluirBeijos
Isso mesmo Paola!!
ResponderExcluirEu imaginei que você só não participou porque não estava de plantão... rsrs
Beijos!!!
Poliana
Mais uma perguntinha...
ResponderExcluirNa relidade eu gostaria que fosse dada uma definição... O QUE É ÁLGEBRA?? "Fico no aguardo".
Abraços a todos,
Poliana
+ uma?
ResponderExcluirsó q agora naum vou responder pra ng....
pode me pedir até q eu nei ligo.
kkkkkkk
quero ver quem vai responder essa....
aguando junto com vc dona poliana...
que pena q eu naum posso responder ++...
só depoius da prova,né?
kkkkkk
bjbjbjbjbjbjbjbj
(Matheus G. 24:00 de plantão)
Em matemática, álgebra é o ramo que estuda as generalizações dos conceitos e operações de aritmética. Hoje em dia o termo é bastante abrangente e pode se referir a várias áreas da matemática.
ResponderExcluirse estiver certo quero o meu ponto... D° Poliana kkkk 24 hora de plantao kk
ResponderExcluiragora deu pra me imita,né jean.
ResponderExcluirinveja mata tá!
inventa o seu.....
o meu ja tem dono...
Matheus G.(24:00 de platão)
Olá Jean,
ResponderExcluirPerfeita sua resposta!! Parabéns!!
Gostei da sua piada, mas pelo jeito o Matheus odiou. rsrsrs
Continue participando.
Abraço,
Poliana
Matheus,
ResponderExcluirSó você mesmo!! Adorei esse seu "Matheus G.(24:00 de plantão)". Virou marca registrada, pode patentear sua invenção.
bjbjbjbj
Poliana
E ai Dona Poliana já podemos responder néh?
ResponderExcluirSe sim mi avisa...
Ah!Terça Feira...Ovada na Eduarda G. kkkkkk
Esse ano eu deixo joga ovo em mim mais mi joga na fonte nem pensáh...
Mais...Tem a Paola!
Paolinha:A FONTE TE ESPERA...KKKKKKKK!
Bjão Duda G.
O Eduarda que peninha vc perdeu eles me jogarem ovo!
ResponderExcluirMas agora é sua vez ne?
Eduarda:A fonte te espera!
Dona Poliana agora pode responder ne?
Beijos
Paola de plantao...
E dona poliana q pena q so poderei responder mais perguntinhas so no 2 bimestre
ResponderExcluirmas eu entou preparada..hsaushsh
E Dona Poliana a senhora nem vai acreditar...Os meninos me jogaram na fonte me jogaram ovo, farinha, grama, café, terra...Foi legal mais o Brayan mi jogo um ovo de longe perto da minha barriga que ta duenu ate agora e ta vermelho.A Karolaine seguro meu braço tao forte q na hora fiko vermelinho.Coitada da Michele quase q eu dei um abraço nela..se eu desse ela ia fika suginha...kkkkk depois te esplico detalhadamente!Um Bjo Duda G.
ResponderExcluirEu naum Eduarda
ResponderExcluirHAHA`
Olá Eduarda, Paola, Isabela e Brayan,
ResponderExcluirA próxima pergunta que eu fizer, vocês já estarão liberados para responder, Ok? Devo postar na próxima semana, com direito à matéria nova e tudo mais. Continuem participando. Adooooro vocês!!!
Beijos!!
Poliana
Nossa Eduarda, que apuro!!!
ResponderExcluirDepois você me conta mais detalhadamente. Fiquei curiosa e morrendo de "dozinha" de você.
Abração!!
Poliana
rsrsrsrsrs
ResponderExcluire onten hem.....
kkkkkkkkkkk
dorei.....
quero responder perguntinhas tah!!!!!!
ha dºPoliana guarda segredo tah
'coca'
rsrsrsrs
so nois mesmo....
bya
Oi dona poliana, gostei muito do texto...
ResponderExcluirpelo nome parece ser difícil, mas é interessante!!! Estou esperando uma perguntinha para responder..bjo
ASS: Graciela, é que eu não estou conseguindo entrar com o meu nome!!
Oie Dona Poliana! Estou muito anciosa para responder uma perguntia...hsuahsuhas
ResponderExcluirto de plantão...
kkkkkk'
Ass:Isabela
Oi Michele,
ResponderExcluirAté que enfim apareceu. Esta sim, é a Michele que eu conheço. Logo terá uma perguntinha aqui no Blog... Fique de plantão.
BJ BJ BJ
Poliana
Oi Graciela!!
ResponderExcluirSem problema. Adorei ver você postando no nosso blog. Sempre que puder faça isso.
Abração!!!
Poliana
Isso aí Isabela!
ResponderExcluirNão perca tempo, fique de olho e seja a primeira a responder a pergunta.Ela está chegando!!!
Big Beijo!!!
Poliana
Pode postar q serei a primeira...kkkkk"
ResponderExcluirhsuahusahuas
Bjo