domingo, 28 de agosto de 2011

Ângulos e Triângulos

Uma medida para a vida

As origens da Geometria (do grego medir a terra) parecem coincidir com as necessidades do dia-a-dia. Partilhar terras férteis às margens dos rios, construir casas, observar e prever os movimentos dos astros, são algumas das muitas atividades humanas que sempre dependeram de operações geométricas. Documentos sobre as antigas civilizações egípcia e babilônica comprovam bons conhecimentos do assunto, geralmente ligados à astrologia. Na Grécia, porém, é que o gênio de grandes matemáticos lhes deu forma definitiva. Dos gregos anteriores a Euclides, Arquimedes e Apolônio, consta apenas o fragmento de um trabalho de Hipócrates. E o resumo feito por Proclo ao comentar os "Elementos" de Euclides, obra que data do século V a.C., refere-se a Tales de Mileto como o introdutor da Geometria na Grécia, por importação do Egito.
Pitágoras deu nome a um importante teorema sobre o triângulo-retângulo, que inaugurou um novo conceito de demonstração matemática. Mas enquanto a escola pitagórica do século VI a.C. constituía uma espécie de seita filosófica, que envolvia em mistério seus conhecimentos, os "Elementos" de Euclides representam a introdução de um método consistente que contribui há mais de vinte séculos para o progresso das ciências. Trata-se do sistema axiomático, que parte dos conceitos e proposições admitidos sem demonstração (postulados o axiomas) para construir de maneira lógica tudo o mais. Assim, três conceitos fundamentais - o ponto, a reta e o círculo - e cinco postulados a eles referentes servem de base para toda Geometria chamada euclidiana, útil até hoje, apesar da existência de geometrias não-euclidianas baseadas em postulados diferentes (e contraditórios) dos de Euclides.

O corpo como unidade

As primeiras unidades de medida referiam-se direta ou indiretamente ao corpo humano: palmo, pé, passo, braça, cúbito. Por volta de 3500 a.C. - quando na Mesopotâmia e no Egito começaram a ser construídos os primeiros templos - seus projetistas tiveram de encontrar unidades mais uniformes e precisas. Adotaram a longitude das partes do corpo de um único homem (geralmente o rei) e com essas medidas construíram réguas de madeira e metal, ou cordas com nós, que foram as primeiras medidas oficiais de comprimento.

Ângulos e figuras

Tanto entre os sumérios como entre os egípcios, os campos primitivos tinham forma retangular. Também os edifícios possuíam plantas regulares, o que obrigava os arquitetos a construírem muitos ângulos retos (de 90º). Embora de bagagem intelectual reduzida, aqueles homens já resolviam o problema como um desenhista de hoje. Por meio de duas estacas cravadas na terra assinalavam um segmento de reta. Em seguida prendiam e esticavam cordas que funcionavam à maneira de compassos: dois arcos de circunferência se cortam e determinam dois pontos que, unidos, secionam perpendicularmente a outra reta, formando os ângulos retos.
O problema mais comum para um construtor é traçar, por um ponto dado, a perpendicular a uma reta. O processo anterior não resolve este problema, em que o vértice do ângulo reto já está determinado de antemão. Os antigos geômetras, o solucionavam por meio de três cordas, colocadas de modo a formar os lados de um triângulo-retângulo. Essas cordas tinham comprimentos equivalentes a 3, 4 e 5 unidades respectivamente. O teorema de Pitágoras explica porque: em todo triângulo-retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa (lado oposto ao ângulo reto). E 32+42=52, isto é, 9+16=25.
Qualquer trio de números inteiros ou não que respeitem tal relação definem triângulos-retângulos, que já na antiguidade foram padronizados na forma de esquadros.

Para medir superfícies

Os sacerdotes encarregados de arrecadar os impostos sobre a terra provavelmente começaram a calcular a extensão dos campos por meio de um simples golpe de vista. Certo dia, ao observar trabalhadores pavimentando com mosaicos quadrados uma superfície retangular, algum sacerdote deve ter notado que, para conhecer o total de mosaicos, bastava contar os de uma fileira e repetir esse número tantas vezes quantas fileiras houvesse. Assim nasceu a fórmula da área do retângulo: multiplicar a base pela altura.
Já para descobrir a área do triângulo, os antigos fiscais seguiram um raciocínio extremamente geométrico. Para acompanhá-lo, basta tomar um quadrado ou um retângulo e dividí-lo em quadradinhos iguais. Suponhamos que o quadrado tenha 9 "casas" e o retângulo 12. Esses números exprimem então a área dessas figuras. Cortando o quadrado em duas partes iguais, segundo a linha diagonal, aparecem dois triângulos iguais, cuja área, naturalmente, é a metade da área do quadrado.
Quando deparavam com uma superfície irregular da terra (nem quadrada, nem triangular), os primeiros cartógrafos e agrimensores apelavam para o artifício conhecido como triangulação: começando num ângulo qualquer, traçavam linhas a todos os demais ângulos visíveis do campo, e assim este ficava completamente dividido em porções triangulares, cujas áreas somadas davam a área total. Esse método - em uso até hoje - produzia pequenos erros, quando o terreno não era plano ou possuía bordos curvos.

Geom1.jpg (18831 bytes)

De fato, muitos terrenos seguem o contorno de um morro ou o curso de um rio. E construções há que requerem uma parede curva. Assim, um novo problema se apresenta: como determinar o comprimento de uma circunferência e a área de um círculo. Por circunferência entende-se a linha da periferia do círculo, sendo este uma superfície. Já os antigos geômetras observavam que, para demarcar círculos, grandes ou pequenos, era necessário usar uma corda, longa ou curta, e girá-la em torno de um ponto fixo, que era a estaca cravada no solo como centro da figura. O comprimento dessa corda - conhecido hoje como raio - tinha algo a ver com o comprimento da circunferência. Retirando a corda da estaca e colocando-a sobre a circunferência para ver quantas vezes cabia nela, puderam comprovar que cabia um pouco mais de seis vezes e um quarto. Qualquer que fosse o tamanho da corda, o resultado era o mesmo. Assim tiraram algumas conclusões: a) o comprimento de uma circunferência é sempre cerca de 6,28 vezes maior que o de seu raio; b) para conhecer o comprimento de uma circunferência, basta averiguar o comprimento do raio e multiplicá-lo por 6,28.
E a área do círculo? A história da Geometria explica-a de modo simples e interessante. Cerca de 2000 anos a.C., um escriba egípcio chamado Ahmes matutava diante do desenho de um círculo no qual havia traçado o respectivo raio. Seu propósito era encontrar a área da figura.
Conta a tradição que Ahmes solucionou o problema facilmente: antes, pensou em determinar a área de um quadrado e calcular quantas vezes essa área caberia na área do círculo. Que quadrado escolher? Um qualquer? Parecia razoável tomar o que tivesse como lado o próprio raio da figura. Assim fez, e comprovou que o quadrado estava contido no círculo mais de 3 vezes e menos de 4, ou aproximadamente, três vezes e um sétimo (atualmente dizemos 3,14 vezes). Concluiu então que, para saber a área de um círculo, basta calcular a área de um quadrado construído sobre o raio e multiplicar a respectiva área por 3,14.
O número 3,14 é básico na Geometria e na Matemática. Os gregos tornaram-no um pouco menos inexato: 3,1416. Hoje, o símbolo p ("pi") representa esse número irracional, já determinado com uma aproximação de várias dezenas de casas decimais. Seu nome só tem uns duzentos anos e foi tirado da primeira sílaba da palavra peripheria, significando circunferência.

Novas figuras

Por volta de 500 a.C., as primeiras universidades eram fundadas na Grécia. Tales e seu discípulo Pitágoras coligiram todo o conhecimento do Egito, da Etúrria, da Babilônia, e mesmo da Índia, para desenvolvê-los e aplicá-los à matemática, navegação e religião. A curiosidade crescia e os livros sobre Geometria eram muito procurados. Um compasso logo substituiu a corda e a estaca para traçar círculos, e o novo instrumento foi incorporado ao arsenal dos geômetras. O conhecimento do Universo aumentava com rapidez e a escola pitagórica chegou a afirmar que a Terra era esférica, e não plana. Surgiam novas construções geométricas, e suas áreas e perímetros eram agora fáceis de calcular.
Uma dessas figuras foi chamada polígono, do grego polygon, que significa "muitos ângulos". Atualmente até rotas de navios e aviões são traçadas por intermédio de avançados métodos de Geometria, incorporados ao equipamento de radar e outros aparelhos. O que não é de estranhar"desde os tempos da antiga Grécia, a Geometria sempre foi uma ciência aplicada, ou seja, empregada para resolver problemas práticos. Dos problemas que os gregos conseguiram solucionar, dois merecem referência: o cálculo da distância de um objeto a um observador e o cálculo da altura de uma construção.
No primeiro caso, para calcular, por exemplo, a distância de um barco até a costa, recorria-se a um curioso artifício. Dois observadores se postavam de maneira que um deles pudesse ver o barco sob um ângulo de 90º com relação à linha da costa e o outro sob um ângulo de 45º. Isto feito, a nave e os dois observadores ficavam exatamente nos vértices de um triângulo isósceles, porque os dois ângulos agudos mediam 45º cada um, e portanto os catetos eram iguais. Bastava medir a distância entre os dois observadores para conhecer a distância do barco até a costa.


O cálculo da altura de uma construção, de um monumento ou de uma árvore é também muito simples: crava-se verticalmente uma estaca na terra e espera-se o instante em que a extensão de sua sombra seja igual à sua altura. O triângulo formado pela estaca, sua sombra e a linha que une os extremos de ambos é isósceles. Basta medir a sombra para conhecer a altura.

Fonte: Dicionário Enciclopédico Conhecer - Abril Cultural

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Abraços a todos e fiquem de olho nas perguntinhas...


67 comentários:

  1. Oi turma!!

    Agora é a chance de ganhar um pontinho extra:
    três conceitos fundamentais e cinco postulados a eles referentes servem de base para toda Geometria chamada euclidiana. Quais são esses três conceitos?
    "Fico no aguardo"?

    Big abraço!!
    Poliana

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  2. To ficando boa nissso.ainda bem que moro perto da escola
    .
    kkkk.Quem pode pode.

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  3. aff... vim embora e vc ja respondeu... kkkkk''

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  4. a nao... so se mesmo so q eu vou ficar no pc ath a dona poliana corrigir... pq a procima é minha... kkkkkkkkk zueira nem sei.... kkkk

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  5. É isso aí Eduarda!!

    Gostei de ver!!! Hoje não teve chave nenhuma para te atrapalhar né?? rsrs
    PARABÉNS!!

    Big Abraço,
    Poliana

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  6. Isabela,

    Vamos ver se você está por aí mesmo...
    Daqui um pouco posto mais uma perguntinha.

    BJUSSS!!
    Poliana

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  7. Turma,

    Mais uma perguntinha:As primeiras unidades de medida referiam-se direta ou indiretamente ao corpo humano. Quais eram essas medidas?

    "Fico no aguardo"!!
    Poliana

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  8. As primeiras unidades de medida referiam-se direta ou indiretamente ao corpo humano:PALMA,PÉ,PASSO,BRAÇA,CÚBITO.

    Acho que é isso aê Dona Poliana.
    Fico no aguardoo.shahsuasha

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  9. Dona Poliana Agora tenho uma chave só pra mim.
    Hahahahahah.

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  10. So nao respondi pq eu ja tava no decimo primeiro sono.... kkkkkkk' é so pra quem gosta de ficar ath altas horas no pc kkkkk'

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  11. Olá Renan,

    É isso aí!! Gosto de ver vocês acordando cedo e dando o ar da graça com uma resposta perfeita como a que você acabou de dar. Parabéns!!!

    Abraço,
    Poliana

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  12. Oi Eduarda!

    Agora sim né??!! Uma chave exclusiva para ti, e ainda morando "encostadinho" na escola, ninguém tinha chance mesmo de responder a 1ª pergunta antes de você.

    Abraço,
    Poliana

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  13. Oi Isabela,

    Aprende!! O negócio talvez não seja dormir tarde, mais sim acordar + cedo, como o Renan fez. rsrs

    Bjusss!!!!
    Poliana

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  14. Oi turminha!!

    Mais uma perguntinha:QUAIS FORAM AS PRIMEIRAS MEDIDAS OFICIAIS DE COMPRIMENTO, QUANDO NA MESOPOTÂMIA E NO EGITO COMEÇARAM A SER CONSTRUÍDOS OS PRIMEIROS TEMPLOS?

    Fico no "aguardo",
    Poliana

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  15. As primeiras unidades de medida referiam-se direta ou indiretamente ao corpo humano: palmo, pé, passo, braça, cúbito. Por volta de 3500 a.C. - quando na Mesopotâmia e no Egito começaram a ser construídos os primeiros templos - seus projetistas tiveram de encontrar unidades mais uniformes e precisas. Adotaram a longitude das partes do corpo de um único homem (geralmente o rei) e com essas medidas construíram réguas de madeira e metal, ou cordas com nós, que foram as primeiras medidas oficiais de comprimento.

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  16. ta ai so falta ver se esta certo... *-*

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  17. Oi Isabela,

    Ficou bastante extensa sua resposta... Gostaria de uma resposta mais objetiva.QUAIS FORAM ESSAS PRIMEIRAS MEDIDAS OFICIAIS DE COMPRIMENTO?

    Fico no aguardo,
    Poliana

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  18. As primeiras unidades de medida referiam-se direta ou indiretamente ao corpo humano: palmo, pé, passo, braça, cúbito.dotaram a longitude das partes do corpo de um único homem (geralmente o rei) e com essas medidas construíram réguas de madeira e metal, ou cordas com nós, que foram as primeiras medidas oficiais de comprimento.

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  19. ai acho q ta errado... kkkkkk' nao tenho a minima ideia... kkkk tragico

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  20. Essas unidades de medidas, entretanto, eram geralmente arbitrárias e imprecisas, ... de medir das outras regiões, e também porque os padrões adotados eram, ... a unidade de medir a grandeza comprimento foi denominada metro e definida ...

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  21. se estiver errada a da isabela
    conta aminha resposta

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  22. kkkkkkkkkk' pelo menos chançe se tem kkkkkk' mais acho q a minha ta errada nao entendi a pergunta...

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  23. Agora sim, Isabela!!

    A resposta está correta sim. Parabéns!!!

    Abraço,
    Poliama

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  24. Olá! José Augusto!!

    Vou postar mais uma perguntinha, quem sabe essa não é sua?

    Abraço,
    Poliana

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  25. Olá pessoal,

    Mais uma perguntinha: COMO NASCEU A FÓRMULA DA ÁREA DO RETÂNGULO: MULTIPLICAR A BASE PELA ALTURA?

    Fico no aguardo,
    Poliana

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  26. A idéia do tema surgiu em função das experiências adquiridas quando ...... c) O aluno poderá multiplicar os dois lados do retângulo e os dois lados do .... Para justificar a fórmula do paralelogramo, área = base x altura

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  27. Os sacerdotes encarregados de arrecadar os impostos sobre a terra provavelmente começaram a calcular a extensão dos campos por meio de um simples golpe de vista. Certo dia, ao observar trabalhadores pavimentando com mosaicos quadrados uma superfície retangular, algum sacerdote deve ter notado que, para conhecer o total de mosaicos, bastava contar os de uma fileira e repetir esse número tantas vezes quantas fileiras houvesse. Assim nasceu a fórmula da área do retângulo: multiplicar a base pela altura.
    Já para descobrir a área do triângulo, os antigos fiscais seguiram um raciocínio extremamente geométrico. Para acompanhá-lo, basta tomar um quadrado ou um retângulo e dividí-lo em quadradinhos iguais. Suponhamos que o quadrado tenha 9 "casas" e o retângulo 12. Esses números exprimem então a área dessas figuras. Cortando o quadrado em duas partes iguais, segundo a linha diagonal, aparecem dois triângulos iguais, cuja área, naturalmente, é a metade da área do quadrado.
    Quando deparavam com uma superfície irregular da terra (nem quadrada, nem triangular), os primeiros cartógrafos e agrimensores apelavam para o artifício conhecido como triangulação: começando num ângulo qualquer, traçavam linhas a todos os demais ângulos visíveis do campo, e assim este ficava completamente dividido em porções triangulares, cujas áreas somadas davam a área total. Esse método - em uso até hoje - produzia pequenos erros, quando o terreno não era plano ou possuía bordos curvos.

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  28. agora é só ver e e zé erro e se eu acertei!!

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  29. José Augusto,

    A resposta da pergunta se encontra dentro do texto acima. É só dar uma "pesquisadinha".

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  30. Matheus,

    Na realidade você até respondeu o que perguntei, mais sua resposta ficou muito extensa. Vou ficar esperando uma resposta mais concreta... Só uma dica: o primeiro parágrafo já estava excelente!!!

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  31. Os sacerdotes encarregados de arrecadar os impostos sobre a terra provavelmente começaram a calcular a extensão dos campos por meio de um simples golpe de vista. Certo dia, ao observar trabalhadores pavimentando com mosaicos quadrados uma superfície retangular, algum sacerdote deve ter notado que, para conhecer o total de mosaicos, bastava contar os de uma fileira e repetir esse número tantas vezes quantas fileiras houvesse. Assim nasceu a fórmula da área do retângulo: multiplicar a base pela altura.

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  32. Matheus,

    Você está conectado e de plantão heim??!!
    Agora sim!! PARABÉNS pela resposta!!!

    Abraço,
    Poliana

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  33. Oi Turma!!

    Mais uma perguntinha: Por volta de 500 a.c. qual foi o instrumento que substituiu a corda e a estaca para traçar círculos?

    Fico "no aguardo"
    Poliana

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  34. Um compasso logo substituiu a corda e a estaca para traçar círculos, e o novo instrumento foi incorporado ao arsenal dos geômetra

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  35. Olá Rafaela,

    Estava com saudades de você aqui no nosso espaço virtual. PARABÉNS pela resposta. E vê se não some viu??

    Abração!!
    Poliana

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  36. Olá pessoal!!

    E continua nossa maratona de perguntas: Surgiam novas construções geométricas, e suas áreas e perímetros eram agora fáceis de calcular.Uma dessas figuras foi chamada polígono. QUAL É O SIGNIFICADO DESSA PALAVRA?

    Fico no aguardo!!!
    Poliana

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  37. s.m. Matemática. Figura plana limitada por segmentos de reta. As linhas são chamadas lados. A soma dos lados é o perímetro. Os ângulos formados pelos lados são os ângulos do polígono, e os pontos de encontro dos lados são os vértices do polígono.

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  38. Ae mas n sei se esta certa. Ja era para eu ter respondido omten so q eu emtrei so ate as 8 ae pensei q n ia postar mas kkk

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  39. Acho que a do mateus ta errada
    Mas mesmo assim tentei dar a minha resposta
    Esperando so pra ver.

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  40. Olá Mateus,

    É isso mesmo!!! Ficou bem completa a sua resposta. Parabéns!!

    Abraço,
    Poliana

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  41. Olá José Augusto e Paola,

    Logo, logo, vou postar mais uma perguntinha... Quem sabe não será um de vocês o próximo a responder?


    Abraços!!
    Poliana

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  42. Oi Turma!!

    Mais uma perguntinha: desde os tempos da antiga Grécia, a Geometria sempre foi uma ciência aplicada, ou seja, empregada para resolver problemas práticos. Cite dois problemas, mencionados no texto que os gregos conseguiram solucionar e que merecem referência.

    Fico no aguardo,
    Poliana

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  43. "Elementos" de Euclides representam a introdução de um método consistente que contribui há mais de vinte séculos para o progresso das ciências. Trata-se do sistema axiomático, que parte dos conceitos e proposições admitidos sem demonstração (postulados o axiomas) para construir de maneira lógica tudo o mais. Assim, três conceitos fundamentais - o ponto, a reta e o círculo - e cinco postulados a eles referentes servem de base para toda Geometria chamada euclidiana, útil até hoje, apesar da existência de geometrias não-euclidianas baseadas em postulados diferentes (e contraditórios) dos de Euclides.
    O corpo como unidade

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  44. Oi José Augusto,

    A resposta realmente não é essa. Dá uma lida no texto acima, que você vai encontrar a resposta que aparece bem clara dentro dele.

    Abraço,
    Poliana

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  45. No primeiro caso, para calcular, por exemplo, a distância de um barco até a costa, recorria-se a um curioso artifício. Dois observadores se postavam de maneira que um deles pudesse ver o barco sob um ângulo de 90º com relação à linha da costa e o outro sob um ângulo de 45º. Isto feito, a nave e os dois observadores ficavam exatamente nos vértices de um triângulo isósceles, porque os dois ângulos agudos mediam 45º cada um, e portanto os catetos eram iguais. Bastava medir a distância entre os dois observadores para conhecer a distância do barco até a costa.
    O cálculo da altura de uma construção, de um monumento ou de uma árvore é também muito simples: crava-se verticalmente uma estaca na terra e espera-se o instante em que a extensão de sua sombra seja igual à sua altura. O triângulo formado pela estaca, sua sombra e a linha que une os extremos de ambos é isósceles. Basta medir a sombra para conhecer a altura.
    O cálculo da altura de uma construção, de um monumento ou de uma árvore é também muito simples: crava-se verticalmente uma estaca na terra e espera-se o instante em que a extensão de sua sombra seja igual à sua altura. O triângulo formado pela estaca, sua sombra e a linha que une os extremos de ambos é isósceles. Basta medir a sombra para conhecer a altura.

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  46. Olá José Augusto!!

    Quero apenas que cite os dois casos de forma objetiva,na realidade você os explicou detalhadamente. Quais foram então esses dois problemas mencionados no texto?

    Fico no aguardo!!!
    Poliana

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  47. Na Grécia,o gênio de grandes matemáticos lhes deu forma definitiva. Dos gregos anteriores a Euclides, Arquimedes e Apolônio, consta apenas o fragmento de um trabalho de Hipócrates. E o resumo feito por Proclo ao comentar os "Elementos" de Euclides, obra que data do século V a.C., refere-se a Tales de Mileto como o introdutor da Geometria na Grécia, por importação do Egito.
    Pitágoras deu nome a um importante teorema sobre o triângulo-retângulo, que inaugurou um novo conceito de demonstração matemática. Mas enquanto a escola pitagórica do século VI a.C. constituía uma espécie de seita filosófica, que envolvia em mistério seus conhecimentos, os "Elementos" de Euclides representam a introdução de um método consistente que contribui há mais de vinte séculos para o progresso das ciências.

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  48. No primeiro caso, para calcular, por exemplo, a distância de um barco até a costa,
    O cálculo da altura de uma construção, de um monumento ou de uma árvore

    se estiver errado
    ja parei de responder

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  49. Construir edificios e medir superficies,acho que é esse os 2 que merecem referencias e ainda eram problemas praticos que os gregos resolviam.

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  50. Olá José Augusto,

    Agora sim!! A resposta era essa mesmo. Parabéns!!!

    Abraço,
    Poliana

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  51. Olá Guilherme,

    Continue participando...

    Abraço,
    Poliana

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  52. Posta ae uma perguntinha Dona Poliana quero responde ue to de 1 segundo de plantão!!!

    Karolaine!!!

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  53. Tem do com essas coisas isso ja acabou a graça (plantão)aff

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  54. Olá Karolaine e Brayan,

    Espero que estejam on line o mais rápido possível. Veremos quem será o próximo aluno a responder a última pergunta sobre esse texto...

    Abraços,
    Poliana

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  55. Oi turma,

    Segundo o texto, para se calcular a distância de um objeto a um observador, dois observadores se postavam de maneira que um deles pudesse ver o barco sob um ângulo de Xº com relação à linha da costa e o outro sob um ângulo de Yº. Qual é o valor dos ângulos X e Y respectivamente?

    Fico no aguardo!
    Poliana

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  56. Isso aí Brayan!

    Parabéns pela resposta!!

    Abraço,
    Poliana

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